O que é DDR5? Saiba tudo sobre a próxima geração de memórias RAM para PC

O que é DDR5? Saiba tudo sobre a próxima geração de memórias RAM para PC

DDR5 é o novo padrão de memória RAM no mercado. A tecnologia teve suas especificações técnicas finais publicadas em julho de 2021, e deve começar a aparecer em produtos voltados para o usuário final ainda este ano. Em um primeiro momento, a novidade vai permitir pentes de até 128 GB e velocidades de 4.800 MHz, prometendo ainda dobrar a largura de banda disponível nas atuais DDR4.

A adoção deve ser maior em PCs com a chegada das arquiteturas Alder Lake, da Intel, e Zen 4, da AMD, previstas para os próximos meses. Vale lembrar que, em celulares, a tecnologia já começou a ser utilizada. Confira a seguir mais detalhes sobre o DDR5 e saiba quando ele deve aparecer em PCs comuns.

 
Definição de especificações técnicas finais e lançamento de novos processadores deve iniciar processo de adoção do DDR5 — Foto: Divulgação/SKHynix

Definição de especificações técnicas finais e lançamento de novos processadores deve iniciar processo de adoção do DDR5

 

O que é DDR5?

 

DDR5 é o sucessor do atual DDR4 no mercado. Válido tanto para celulares quanto para computadores, passando ainda por uma infinidade de dispositivos diferentes, o DDR5 deve combinar maior desempenho com maior eficiência energética do que a tecnologia atual.

Em linhas gerais, o consórcio JEDEC, responsável por criar e implementar padrões técnicos para esse tipo de componente, define a memória DDR5 a partir da promessa do dobro de largura de banda em relação ao que é possível no DDR4 – isso ainda com redução no consumo de energia. A adoção da tecnologia deve começar nos próximos meses por conta das especificações técnicas gerais que fabricantes devem obedecer ao produzir seus chips e módulos de memória DDR5.